Informática - Submarino.com.br

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cidade americana vai multar pedestres que mandarem SMS andando


Digitar mensagens de SMS enquanto você caminha podem te render algumas trombadas com desconhecidos, entorses e até certa fama no YouTube se você cair dentro de uma fonte em um shopping. Mas, se você estiver fazendo isso na cidade da Filadélfia, Pensilvânia, EUA, você vai levar uma multa de US$ 120. Bom, pelo menos é o que diz os veículos de imprensa local.
Andando e enviando SMS (Foto: StockPhoto)Andando e enviando SMS (Foto: StockPhoto)
A notícia começou a correr os jornais e blogs da cidade na manhã da última terça-feira, 19 de julho, e segundo a nota, a decisão faz parte do programa da prefeitura da Filadélfia “Give Respect, Get Respect” (algo como “respeite para ser respeitado”). Ao saber da “novidade”, a população começou a se manifestar de forma indignada.
Rapidamente, o prefeito da Filadélfia, Michael Nutter, tentou sufocar os boatos através de sua conta no Twitter, com a seguinte mensagem: “não é ilegal enviar mensagens de texto e caminhar em Phily (Filadélfia). Você não será multado.”
A história começou através de uma divulgação de um relatório da prefeitura local que indicaria que digitar mensagens de texto no celular durante uma caminhada seria passível de multa, e esse relatório se espalhou rapidamente entre sites de notícias e blogs durante a madrugada. O rumor cita a vice-prefeita Rina Cutler, que negou a existência da lei, e até questiona como essa lei poderia ser executada.
A veiculação da decisão teve consequências em outros setores da prefeitura. O porta-voz do prefeito, Mark McDonald foi alvo de piadas do jornalista Max Read, do site Gawker, que criticou a decisão, insinuando que os políticos não tinham coisa melhor para fazer, exceto mandar os policiais multarem pessoas comuns. Em resposta à publicação de Read, McDonald disse que o repórter da Gawker precisa saber da verdade dos fatos, antes de levantar “fantasias pueris” sobre seus desafetos.
De fato, não há um apoio legal para que essa iniciativa vire uma lei. Porém, dois parlamentares de outros estados tentaram a mesma coisa, mas de forma piorada, tentando impedir o uso de celulares, iPods e fones de ouvido ao ar livre. Logo, as chances da medida realmente virar lei na cidade da Filadélfia são consideravelmente baixas.BY TECHTUDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário